Correio Popular Notícia


COMBATE A FRAUDES
CDL adere à nova plataforma de cobrança da Febraban

Data da notícia: 2017-08-18 18:18:37
Foto: Assessoria/Divulgação
O novo sistema de cobrança de boletos começou a vigorar em julho deste ano

(Da Redação) “A entidade já foi alvo de fraude nos boletos e ao invés de o valor ser creditado na conta da CDL, foi encaminhado para a do fraudador" esclareceu o coordenador de negócios da CDL Ji-Paraná, Silvano Mastrangelo, ao comentar dos benefícios da nova Plataforma de Boletos de Pagamento - Cobrança Registrada que entrou em operação em julho deste ano.

Silvano Mastrangelo ressaltou que para aderir à plataforma da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a CDL de Ji-Paraná teve que atualizar o próprio sistema e que desde julho segue as regras nacionais.

A nova plataforma foi desenvolvida pela Febrabane tem como principal objetivo o combate a fraudes. O sistema conta ainda com cruzamento de informações para evitar inconsistências de pagamento, identificação do CPF do pagador do boleto para fins de controle de lavagem de dinheiro e mais transparência na relação com o consumidor.

De acordo com Francilene Seguro, coordenadora financeira da CDL, outra vantagem é que após o vencimento, o pagador não precisa ir até o banco emissor quitar o débito ou atualizar o vencimento.

A nova plataforma permite pagar boletos vencidos em qualquer agência bancária, visto que a atualização é diretamente pelo banco emissor. "Anteriormente as empresas, inclusive a CDL, emitiam boletos apenas para um banco, e a agência bancaria só era informada deste documento quando ele era compensado. Na nova regra, os boletos serão emitidos e, automaticamente, os bancos serão informados da existência dele", assegurou a coordenadora.

Fraudes
A medida adotada pela Febraban busca reduzir os índices de fraudes, que só em 2015 foram registrados R$ 374 milhões de reais.

Segundo a federação, a emissão de boletos vem crescendo a uma média de 12%, alcançando, em 2015, um total de 3,7 bilhões de boletos pagos, um volume cinco vezes superior ao total de cheques compensados no país que foi de 672 milhões.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1846 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.